banner2

LENHA PARA FORNO CASEIRO, LAREIRA E PIZZARIAS

CARVÃO PARA CHURRASCO, COQUE, GRANULADO E EM PACOTES

banner1

A CARVOARIA MAIS TRADICIONAL DE SÃO PAULO

ATENDEMOS TAMBÉM EM PEQUENAS QUANTIDADES

Carvão | Curiosidades

Home

Especializada em carvão para churrasqueiras, fundições e forjas

Conheça


Empresa

Fundada em 1930 como uma opção no segmento de carvão e lenha

Conheça

Produtos

Oferecemos produtos de alta qualidade e um excelente atendimento

Conheça


Contato

Loja com estacionamento exclusivo para nossos clientes

Conheça


Meio ambiente – O carvão nosso de cada dia

Consciência ecológica, está aí algo que de tempos para cá muito se falou, mas os resultados ainda estão longe do ideal ou melhor, do necessário.

Radicalizando, a recuperação e preservação do meio ambiente têm que ser consciência e prática de todos nós, desde uma criança recém-nascida até o mais idoso cidadão, todo o tempo e onde quer que esteja.

O planeta e conseqüentemente toda a vida nele existente, (e aí estamos nós) se ressente das agressões ambientais que ao longo dos tempos foram se sucedendo.

Essa consciência é resultado da educação e hábitos saudáveis e sustentáveis.

A propósito, “sustentabilidade” é o termo atual que se define, “atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras” e ainda: “análise da relação entre os seres humanos, o meio ambiente, a cultura local e a economia, questionando o caráter sustentável das ações em longo prazo”.

sustentabilidade

O uso perdulário, o descaso, o destrato e a agressão aos elementos naturais como, água, ar, terra e mananciais, como por exemplo, a devastação de áreas verdes (árvores), os efeitos são inevitáveis, e como já se vê (e sente-se), cada vez mais rápidos e graves.

O que foi feito com nossas florestas, matas e árvores de diversas espécies, foi um verdadeiro crime contra a natureza.

Embora existam mecanismos governamentais contra a devastação ambiental, é imprescindível que todos nós, tenhamos um procedimento adequado e constante contra os interesses e práticas de agressão ao meio ambiente.

carvão vegetal

O carvão vegetal, originado de nossas madeiras é utilizado para fins industriais, comerciais e residenciais, é produto que tem uma regulamentação para sua produção e comercialização.

O eucalipto é a madeira legal para produção do carvão vegetal e também da lenha, mas ainda assim, cultivados, tratados e comercializados sob controle governamental. No mercado podem ser encontrados sacos de carvão, comercializados a preços estranhamente baratos.

Esta condição só é conseguida em face de irregularidades não só pela origem da madeira (de matas nativas e preservadas, portanto de extração proibida) bem como pela sonegação de impostos e clandestinidade dos produtores e empresas.

Segundo o SINCAL Sindicato do Comércio Varejista de Carvão Vegetal e Lenha no Estado de São Paulo, existem no estado, 80 carvoarias legais que operam com certificação do produto e do fornecedor e, ainda com o selo de qualidade “Produto de São Paulo”, garantido pelo Governo do Estado, que certifica produtos de qualidade diferenciada através do controle de todo o processo produtivo.

O carvão produzido com este selo possui teor elevado de carbono fixo garantindo ao consumidor, menor teor de gases nocivos à saúde e maior disponibilidade de calor.

A nós consumidores, munícipes e verdadeiramente cidadãos, cabe observar e constatar a procedência e qualificação do produto. Quem alimenta a clandestinidade hoje, será direta e indiretamente prejudicado amanhã ou talvez ainda hoje.

Colaboração: Carvoaria Vergueiro e Sincal-Sind. Comércio varejista de carvão vegetal e lenha no estado de São Paulo.

Carregando...